A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) encerrou as investigações sobre o material didático do Alternativa - Pré-Universitário Popular, que funciona junto à antiga Reitoria. Em maio, após uma denúncia anônima, a instituição abriu um processo administrativo para apurar o material que teria "conteúdo inadequado".
Veja quem são os 124 aprovados no EMAI
De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão, o caso foi arquivado e esse material foi considerado incompleto - e não inadequado - e foi encaminhado para revisão. As apostilas chegaram a ser recolhidas e suspensas temporariamente durante as investigações.
Os conteúdos que foram alvo da apuração foram imagens de cunho sexual e sexo explícito, além de uma charge com crítica política ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), que aparece com uma camiseta com a suástica nazista. O material integra uma apostila optativa no caderno de Ficção Brasileira Contemporânea, que é ofertado junto à disciplina de literatura.
O Diário entrou em contato com o pré-universitário e aguarda retorno.
Confira o cronograma de inscrição para o Sisu 2020
O CURSINHO
Fundado em 2000, o Alternativa é um programa de extensão da universidade. Há quase duas décadas, serve como ferramenta de preparação àqueles que não têm condições financeiras de pagar cursinho particular. A elaboração das apostilas fica a cargo dos educadores, e esses materiais são oferecidos sem custo e sem cobrança de qualquer taxa aos alunos. Por ano, são cerca de 200 vagas ofertadas a quem quer se preparar para ingressar no ensino superior.